O Employer Branding — que, em uma tradução mais livre, significa “marca do empregador” — é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.
Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão adotando o Employer Branding como estratégia de retenção de talentos e atração de candidatos nos processos seletivos.
Que tal saber todos os detalhes sobre esse assunto? Apresentaremos aqui mais
sobre seu conceito, diferenças entre termos, estratégias que podem ser adotadas, além de exemplificar cases de sucesso e mostrar como a ROIT aplica esse conceito na prática.
Cada vez mais profissionais de marketing e RH começaram a trabalhar de forma colaborativa para melhorar e desenvolver sua marca empregadora. Sua empresa já faz esse processo?
Acontece que Employer Branding é um processo construído a partir do conjunto de características que os funcionários atuais e potenciais conectam à empresa empregadora. Esse processo reforça o potencial da companhia para atrair e reter mais talentos. Isso, por sua vez, traz um impacto positivo na realização do plano de negócios da empresa.
É por isso que podemos dizer que o Employer Branding representa um dos principais componentes da estratégia geral de uma organização. Não é surpresa que quase todas as organizações hoje invistam em sua marca empregadora.
Na prática, algumas das atividades mais comuns para aplicar o Employer Branding incluem:
Apesar de parecerem ter o mesmo significado, esses dois termos podem ser usados de maneiras diferentes para representar aspectos distintos na sua organização:
Percebeu a diferença? Nesse caso, todas as atitudes tomadas em prol da construção da sua marca como empregadora estão relacionadas com o Employer Branding.
Para que uma mensagem de Employer Brand seja eficaz e atraia tanto os colaboradores atuais como aqueles que virão no futuro, a empresa deve construir uma identidade que seja:
Mas, para isso, é preciso fazer estudos aprofundados para garantir que essa identidade não vise apenas atrair os melhores talentos, mas também satisfaça os atuais gestores e colaboradores. Então que tal conhecer as melhores estratégias para realizar as ações de Employer Branding com sucesso? Confira!
A proposta de valor da marca é o que sua organização representa. É formada pela descrição dos principais valores, da missão, visão e cultura da sua empresa.
Para um profissional que avalia a possibilidade de trabalhar na companhia, é isso o que diferencia você de seus concorrentes e, em última análise, atrai os melhores talentos para a empresa.
Sem saber o que quer alcançar, fica difícil medir o sucesso das ações de Employer Branding. Por isso, para defender a marca como empregadora e medir o impacto das iniciativas, definir metas claras é uma parte crucial de toda estratégia.
Alguns dos objetivos mais comuns de Employer Branding incluem:
Existem vários canais diferentes que as organizações usam para promover sua marca empregadora e chegar à frente dos seus concorrentes para atrair os melhores candidatos.
Os três principais canais que as empresas usam são:
É crucial que as organizações definam e otimizem esses canais que suas personas candidatas – que são a representação de seus candidatos ideais para cada vaga de emprego – usam para pesquisar potenciais vagas.
A ROIT desenvolve e disponibiliza ao mercado soluções de tecnologia que não existiam até então. Neste mercado, temos orgulho de dizer que conseguimos reter os principais talentos de uma área em plena ascensão.
Aqui, trabalhamos com o que há de mais inovador em Robotização, Inteligência Artificial e Humana, sempre com o objetivo de fazer uma transformação inteligente nas empresas que desejam evoluir e alcançar resultados.
Mas sabe como conseguimos alcançar esse resultado? Através de 4 pilares:
Através desses pilares, de um bom plano de benefícios, com a indicação clara do que valorizamos no dia a dia de trabalho e com informações sobre como atuar em cada departamento da empresa, desenvolvemos uma estratégia completa de Employer Branding para nos tornarmos uma marca empregadora de sucesso.
Quer mais exemplos de marcas que conseguiram realizar estratégias de sucesso com Employer Branding? Separamos abaixo mais 3 cases de sucesso que foram reconhecidos pelo mercado e pelos profissionais.
O Hulu é um importante serviço de streaming e um dos principais concorrentes da Netflix. Como muitas outras marcas de tecnologia, o Hulu fez um esforço contínuo para desenvolver sua reputação como empregador.
Com um blog criado no Medium chamado Inside Hulu (Por dentro da Hulu) a marca oferece aos leitores uma visão mais detalhada de como cria seu conteúdo e como os membros da equipe se unem para alcançar uma visão criativa.
Este artigo sobre a série The Handmaid's Tale mostra os rostos por trás da produção e valoriza o trabalho desses profissionais que nem sempre são vistos pelo público em geral. É um ótimo exemplo de como agradecer os esforços de uma equipe.
Electronic Arts (EA) é uma empresa americana de videogames famosa por jogos populares como FIFA, The Sims ou Battlefield.
O site de carreiras da EA fornece aos candidatos uma imagem sólida de como é trabalhar na empresa e o que eles priorizam. Os candidatos podem ver o compromisso que a EA fez com a inclusão e a diversidade, juntamente com exemplos concretos de ações que tomaram para apoiar isso dentro e fora da organização.
Uma dica que eles usaram e que pode ser referência para sua empresa é a criação de depoimentos dos colaboradores em vídeos curtos, que simulam um TikTok. Para as novas gerações, é fundamental ter esse tipo de conteúdo para atraí-los para as vagas.
A Starbucks tem uma estratégia de comunicação muito forte como marca empregadora: eles usam plataformas de redes sociais como Twitter e Instagram para criar perfis focados em valorizar seus profissionais e atrair novos candidatos.
Como uma referência em redes de cafeterias no mundo, a marca usa as plataformas que possuem alta visibilidade com o público apenas para se comunicar com funcionários atuais e futuros. Através do perfil @starbucksjobs no Instagram fica claro quais as iniciativas da empresa em relação a educação dos profissionais e demais benefícios.
Na ROIT, a transformação inteligente é a nossa missão, não só como provedora de soluções mas também como marca empregadora.
Por aqui, acreditamos e trabalhamos para proporcionar as melhores estratégias às empresas, com foco na robotização de processos manuais, aplicação de Inteligência Artificial aos dados e a valorização da Inteligência Humana!
Com a nossa trajetória, podemos ser o exemplo que sua marca precisa para aplicar os conceitos de Employer Branding na prática. Então conheça aqui a cultura organizacional ROIT!
Somos uma empresa disruptiva que utiliza a mais alta tecnologia para desenvolver soluções que permitem rever o passado, enxergar o presente e ter uma nova visão do futuro, gerando saving e resultados extraordinários para a sua empresa.
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