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Entenda como a ROIT aplicou o employer branding e se tornou uma marca empregadora de sucesso

Lucas Ribeiro

Em um cenário competitivo, empresas estão adotando o Employer Branding como estratégia de retenção de talentos, saiba como a ROIT aplica essa estratégia!

O Employer Branding — que, em uma tradução mais livre, significa “marca do empregador” — é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho.


Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão adotando o Employer Branding como estratégia de retenção de talentos e atração de candidatos nos processos seletivos.


Que tal saber todos os detalhes sobre esse assunto? Apresentaremos aqui mais 

sobre seu conceito, diferenças entre termos, estratégias que podem ser adotadas, além de exemplificar cases de sucesso e mostrar como a ROIT aplica esse conceito na prática.

 

Sua empresa já aplica o Employer Branding?

Cada vez mais profissionais de marketing e RH começaram a trabalhar de forma colaborativa para melhorar e desenvolver sua marca empregadora. Sua empresa já faz esse processo?


Acontece que Employer Branding é um processo construído a partir do conjunto de características que os funcionários atuais e potenciais conectam à empresa empregadora. Esse processo reforça o potencial da companhia para atrair e reter mais talentos. Isso, por sua vez, traz um impacto positivo na realização do plano de negócios da empresa.


É por isso que podemos dizer que o Employer Branding representa um dos principais componentes da estratégia geral de uma organização. Não é surpresa que quase todas as organizações hoje invistam em sua marca empregadora.


Na prática, algumas das atividades mais comuns para aplicar o Employer Branding incluem:


  • Planejar, definir e implementar uma estratégia de marca empregadora;
  • Criar um site de carreira atraente;
  • Usar as mídias sociais para compartilhar depoimentos de funcionários e histórias de sucesso;
  • Gerenciar sites de avaliação de empresas como marca empregadora, como o Glassdoor;
  • Criar e promover descrições de vagas e anúncios de emprego;
  • Avaliar a experiência dos candidatos durante os processos de candidatura e seleção;
  • Participar de feiras e eventos de carreira.

 

Qual a diferença entre employer branding e employer brand?

Apesar de parecerem ter o mesmo significado, esses dois termos podem ser usados de maneiras diferentes para representar aspectos distintos na sua organização:


  • Employer Brand: é a visão que alguém pode ter da sua marca como empregadora ou impressão que as pessoas têm da empresa como local para se trabalhar;
  • Employer Branding: é o processo da gestão dessa marca empregadora mencionada acima, ou seja, são as ações realizadas para que a empresa seja vista como um bom local para se trabalhar.


Percebeu a diferença? Nesse caso, todas as atitudes tomadas em prol da construção da sua marca como empregadora estão relacionadas com o Employer Branding.

 

Entenda as melhores estratégias de Employer Branding

Para que uma mensagem de Employer Brand seja eficaz e atraia tanto os colaboradores atuais como aqueles que virão no futuro, a empresa deve construir uma identidade que seja:


  • Realista;
  • Confiável;
  • Relevante;
  • Única;
  • Inspiradora.


Mas, para isso, é preciso fazer estudos aprofundados para garantir que essa identidade não vise apenas atrair os melhores talentos, mas também satisfaça os atuais gestores e colaboradores. Então que tal conhecer as melhores estratégias para realizar as ações de Employer Branding com sucesso? Confira!

 

1. Defina e compartilhe a proposta de valor da marca

A proposta de valor da marca é o que sua organização representa. É formada pela descrição dos principais valores, da missão, visão e cultura da sua empresa.


Para um profissional que avalia a possibilidade de trabalhar na companhia, é isso o que diferencia você de seus concorrentes e, em última análise, atrai os melhores talentos para a empresa.

 

2. Defina metas e objetivos

Sem saber o que quer alcançar, fica difícil medir o sucesso das ações de Employer Branding. Por isso, para defender a marca como empregadora e medir o impacto das iniciativas, definir metas claras é uma parte crucial de toda estratégia.


Alguns dos objetivos mais comuns de Employer Branding incluem:


  • Aumentar o número de candidatos de alta qualidade nas vagas;
  • Aumentar o tráfego para o site de carreira, que divulga as vagas;
  • Aumentar o engajamento em postagens de mídia social relacionadas à marca como empregadora;
  • Reduzir o tempo e o custo por contratação;
  • Aumentar o envolvimento dos funcionários com iniciativas de marca;
  • Aumentar o número de indicações de profissionais para as vagas abertas;
  • Melhorar a experiência do candidato e o NPS.

 

3. Otimize seus canais de marca empregadora

Existem vários canais diferentes que as organizações usam para promover sua marca empregadora e chegar à frente dos seus concorrentes para atrair os melhores candidatos.


Os três principais canais que as empresas usam são:


  • O próprio site da empresa;
  • Redes profissionais online, como o LinkedIn;
  • Perfis de redes sociais.


É crucial que as organizações definam e otimizem esses canais que suas personas candidatas – que são a representação de seus candidatos ideais para cada vaga de emprego – usam para pesquisar potenciais vagas.

 

Como a ROIT conseguiu atrair e reter os melhores talentos do seu segmento?

ROIT desenvolve e disponibiliza ao mercado soluções de tecnologia que não existiam até então. Neste mercado, temos orgulho de dizer que conseguimos reter os principais talentos de uma área em plena ascensão.


Aqui, trabalhamos com o que há de mais inovador em Robotização, Inteligência Artificial e Humana, sempre com o objetivo de fazer uma transformação inteligente nas empresas que desejam evoluir e alcançar resultados.


Mas sabe como conseguimos alcançar esse resultado? Através de 4 pilares:


  1. Feedbacks em tempo real: damos e recebemos constantes feedbacks de colegas e líderes. É necessário saber lidar com eles;
  2. Valorizamos as novas ideias: nosso CEO, líderes e colegas estão totalmente abertos para ouvir as suas ideias e apoiá-las;
  3. Não temos medo de errar: pessoas erram, isso é parte do processo. Se isso acontecer, temos um direcionamento claro: assuma seu erro, procure consertá-lo o mais rápido possível e compartilhe seus aprendizados com seus colegas;
  4. Comunicação clara: sabemos que nem todos os dias são bons, e como um ROITER, nossos profissionais terão sempre toda a abertura para conversar com o seu líder.


Através desses pilares, de um bom plano de benefícios, com a indicação clara do que valorizamos no dia a dia de trabalho e com informações sobre como atuar em cada departamento da empresa, desenvolvemos uma estratégia completa de Employer Branding para nos tornarmos uma marca empregadora de sucesso.

 

3 outros exemplos de Employer Branding de sucesso

Quer mais exemplos de marcas que conseguiram realizar estratégias de sucesso com Employer Branding? Separamos abaixo mais 3 cases de sucesso que foram reconhecidos pelo mercado e pelos profissionais.

 

1. Hulu

O Hulu é um importante serviço de streaming e um dos principais concorrentes da Netflix. Como muitas outras marcas de tecnologia, o Hulu fez um esforço contínuo para desenvolver sua reputação como empregador.


Com um blog criado no Medium chamado Inside Hulu (Por dentro da Hulu) a marca oferece aos leitores uma visão mais detalhada de como cria seu conteúdo e como os membros da equipe se unem para alcançar uma visão criativa.


Este artigo sobre a série The Handmaid's Tale mostra os rostos por trás da produção e valoriza o trabalho desses profissionais que nem sempre são vistos pelo público em geral. É um ótimo exemplo de como agradecer os esforços de uma equipe.

 

2. Electronic Arts (EA)

Electronic Arts (EA) é uma empresa americana de videogames famosa por jogos populares como FIFA, The Sims ou Battlefield.


site de carreiras da EA fornece aos candidatos uma imagem sólida de como é trabalhar na empresa e o que eles priorizam. Os candidatos podem ver o compromisso que a EA fez com a inclusão e a diversidade, juntamente com exemplos concretos de ações que tomaram para apoiar isso dentro e fora da organização.


Uma dica que eles usaram e que pode ser referência para sua empresa é a criação de depoimentos dos colaboradores em vídeos curtos, que simulam um TikTok. Para as novas gerações, é fundamental ter esse tipo de conteúdo para atraí-los para as vagas.

 

3. Starbucks

A Starbucks tem uma estratégia de comunicação muito forte como marca empregadora: eles usam plataformas de redes sociais como Twitter e Instagram para criar perfis focados em valorizar seus profissionais e atrair novos candidatos.


Como uma referência em redes de cafeterias no mundo, a marca usa as plataformas que possuem alta visibilidade com o público apenas para se comunicar com funcionários atuais e futuros. Através do perfil @starbucksjobs no Instagram fica claro quais as iniciativas da empresa em relação a educação dos profissionais e demais benefícios.

 

Aprenda com a ROIT algumas práticas para se tornar uma marca empregadora de sucesso 

Na ROIT, a transformação inteligente é a nossa missão, não só como provedora de soluções mas também como marca empregadora.


Por aqui, acreditamos e trabalhamos para proporcionar as melhores estratégias às empresas, com foco na robotização de processos manuais, aplicação de Inteligência Artificial aos dados e a valorização da Inteligência Humana!



Com a nossa trajetória, podemos ser o exemplo que sua marca precisa para aplicar os conceitos de Employer Branding na prática. Então conheça aqui a cultura organizacional ROIT!


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