Muito tem se falado sobre maturidade digital e como as empresas devem se atentar a isso, mas vamos descobrir o que significa esse termo e que benefício ele traz para o seu negócio?
A maturidade digital é um conceito definido pela capacidade da empresa de competir, de forma bem-sucedida, no ambiente digital. Para isso, é necessário que ela se adapte às inovações tecnológicas disponíveis no mercado e saiba aplicá-las com eficiência para gerar resultados.
Importante salientar que a transformação digital e a maturidade digital não são a mesma coisa, embora sejam complementares.
A transformação digital se refere à inclusão de novas ferramentas tecnológicas no planejamento estratégico da empresa, a fim de digitalizar e automatizar processos, além de reinventá-los, para que sejam repensados completamente e otimizados no seu limite.
A maturidade digital, por sua vez, aponta o nível em que a companhia entende e aplica o contexto digital estabelecido atualmente para poder dar andamento a sua transformação digital.
Entender a maturidade digital e saber em qual nível sua empresa se encontra é essencial para aplicar processos de inovação, pois estabelecendo uma relação sólida com o mundo digital, a organização poderá agir de modo estratégico e impulsionar a sua performance mais facilmente.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral com 260 companhias de varejo, atacado e distribuição do Brasil identificou que apenas 36% das empresas atingiram a maturidade digital. Será que a sua está entre elas?
Para desenvolver a maturidade digital é preciso identificar em qual nível a empresa se encontra. Este nível pode funcionar como o ponto inicial, para que seja possível traçar uma rota efetiva de inovação.
De acordo com artigo da Forbes, um estudo realizado pela consultoria internacional Bip de 2020, em uma escala de 1 a 5, a média do nível de maturidade digital obtida pelas grandes empresas foi 2,7, considerado um nível intermediário. O que significa que ainda há muito a ser implementado.
Quando o nível de maturidade digital é identificado, a empresa pode direcionar e priorizar recursos a partir das características que precisa desenvolver para alcançar o nível seguinte.
A maturidade digital é dividida em 5 níveis, que identificam onde a sua empresa está e o que precisa ser feito para atingir o próximo nível.
O primeiro passo que pode ser seguido para identificar o nível de maturidade digital da sua empresa é fazer um diagnóstico organizacional.
Nesse processo, é necessário que a empresa selecione quais são as áreas mais relevantes para o sucesso do seu negócio. Alguns destes questionamentos são:
As respostas dessas perguntas podem apontar os cinco níveis da maturidade digital. Vamos descobrir quais são eles:
O nível 1 se refere às empresas que ainda resistem à tecnologia de alguma forma, que não estão dispostas a mudar e utilizam pouco ou nenhuma operação digitalizada.
Ou pode ser que em alguma vertente a empresa até deseje implementar soluções digitais, mas para continuar aquilo que já vinha fazendo, adotando a digitalização de documentos, mas apenas para facilitar o armazenamento, por exemplo, sem nenhuma mudança estrutural. Entretanto, quem está nesse nível perderá rapidamente espaço para a concorrência.
Este nível compreende organizações que estão começando a experimentar os recursos tecnológicos, pois seus líderes entenderam a importância da transformação digital e querem modificar a qualidade do seu modo de trabalhar.
Aqui, as soluções digitais ganham espaço e um mecanismo formal para serem adotadas. Já em um nível mais avançado, servindo como base para processos de automação mesmo que ainda não mudem a estrutura da empresa como um todo, sendo uma fase considerada transacional.
Este nível classifica as companhias que já utilizam muitos processos digitais, além de apresentarem um bom alinhamento organizacional adotando a inovação como uma cultura, e parte da estratégia. Porém, o negócio ainda não tem uma base totalmente digital.
Este nível engloba as empresas que realmente são digitais, que realizam um modelo de negócio baseado em ferramentas tecnológicas e adotam uma estratégia de negócios avançada nesse sentido, com toda a infraestrutura da empresa pautada na tecnologia e na inovação.
Este nível é algo que pode estar inerente a uma marca ou ser construído com o passar do tempo, de acordo com as necessidades do mercado.
Quando se trata de Transformação Digital, o céu é o limite. Por isso, não podemos afirmar que o nível 5 seja uma etapa final nessa escada ascensional. Mas esta é a fase mais evoluída nesse aspecto.
Neste nível, as empresas conseguem transpor todas as barreiras e liderar a inovação, estando abertas a mercados totalmente novos ou simplesmente configurando um tipo de serviço.
Ao atingir níveis cada vez mais avançados de maturidade digital, as empresas passam a coletar informações imprescindíveis para uma tomada de decisão bem-sucedida e extremamente rápida.
Isso aumenta as suas vantagens competitivas no seu nicho. Para aumentar o seu nível de amadurecimento digital, é recomendado adotar um objetivo a ser atingido pela tecnologia, e principalmente adotar a automação de processos, o que torna as operações mais rápidas e eficientes.
Há alguns anos o mercado já vem forçando a entrada de processos tecnológicos, podemos dizer que é só uma questão de tempo para que a maturidade digital seja imposta às organizações.
O que hoje é considerado apenas uma forma de otimizar o uso dessas ferramentas digitais, amanhã será algo comum, básico e indispensável.
Quem não conseguir responder a essa questão, acabará ficando para trás, sem a menor condição de competir com quem surfar essa onda de modernização. Ou seja, empresas obsoletas!
Observar o nível de maturidade digital faz com que o negócio se torne mais focado em questões que realmente trazem retorno, principalmente quando as estratégias são implementadas em setores também estratégicos, como por exemplo, o financeiro.
Uma pesquisa da Deloitte, que entrevistou executivos de empresas norte-americanas, apresentou um relatório especialmente dedicado à incorporação de inteligência artificial na indústria financeira.
Esta pesquisa contou com 206 entrevistados do setor e o resultado foi unânime, todos ressaltaram a necessidade do uso da IA de alguma maneira em suas atividades.
A pesquisa considera os respondentes desse grupo como pioneiros na adoção de tecnologias de IA.
Segundo a classificação do estudo, este é o nível mais alto de maturidade digital alcançado pelas empresas, considerando a quantidade de implementações de IA e o retorno financeiro obtido com elas.
Na área tributária, a IA também está presente. Com a grande capacidade de armazenar dados e analisar relatórios, é possível integrar a jornada fiscal e tributária junto aos processos financeiros da empresa, auxiliando na otimização de tempo e de recursos.
As soluções de Hiperautomação fiscal também oferecem outras funcionalidades, tais como cadastro de itens automático, análise de tributos, bases de cálculos e alíquotas, monitoramento de mudanças em legislações municipais, estaduais e federais, cadastro automático de fornecedores e muitas outras.
Saiba mais sobre a Hiperautomação e como ela pode transformar a sua gestão financeira assistindo os vídeos a seguir:
Quando as organizações alcançam um bom nível de maturidade digital no uso de tecnologias pautadas pela inteligência artificial, elas se beneficiam em vários sentidos.
Principalmente em atividades que exigem a lida com números e processos periódicos, burocráticos e detalhados, como a gestão financeira.
As empresas devem criar um ambiente propício para mudanças rápidas, e investir na busca do seu nível de maturidade digital é uma delas.
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